Acne
O que pode causar acne?
Além da obstrução das glândulas sebáceas, outros fatores podem influenciar o seu aparecimento, como alterações hormonais, estresse, má alimentação, uso de algumas medicações, exposição solar excessiva, predisposição genética, ovários policísticos, resistência bacteriana, entre outros.
Sintomas e tipos
A acne possui diversos graus conforme a sua gravidade:
Grau I – presença de cravos, podendo ser brancos ou escuros, e sem lesões inflamatórias.
Grau II – presença de cravos brancos e escuros, e espinhas pequenas, com a presença de pus nas lesões.
Grau III – os dois tipos de cravos e espinhas mencionados acima, com lesões em um tamanho maior, mais profundas, vermelhas e doloridas, ou seja, a presença de cistos foi estabelecida neste grau da doença.
Grau IV – presença de cravos, espinhas grandes e pequenas, e cistos com pus, doloridos e com o desenvolvimento de diversos tipos de abscessos e cicatrizes irregulares.
Qual a importância de tratar a acne?
É muito importante que você mantenha a sua pele saudável. O não tratamento da acne pode levar ao agravamento do quadro e à presença de cicatrizes de difícil tratamento, com impacto na autoestima, principalmente durante a adolescência.
Como é o tratamento para acne?
Além de uma rotina de skincare específica para a pele acneica, com cremes, géis, sabonetes e hidratantes, os antibióticos orais e a isotretinoína podem ser indicados.
Os tratamentos realizados em consultório atuam de forma complementar, sendo os principais:
- Peeling químico;
- Infiltrações de ativos específicos;
- Laser;
- Dermoablação;
- Subincisão;
- Fototerapia com luz azul;
- Extração de comedões, drenagem de pústulas, nódulos e cistos (deve ser realizado por um profissional).
É possível prevenir o desenvolvimento da acne?
Além da rotina de skincare específica para a pele com acne, é importante ressaltar que existem outros fatores que ajudam no combate da doença, como consumo de água em quantidade adequada e uma dieta balanceada e saudável, evitando açúcar, alimentos processados, industrializados e gordurosos.
Além disso, outros cuidados auxiliam na prevenção, como lavar o rosto com sabonete específico duas vezes por dia, hidratar a pele, evitar tocar o rosto várias vezes, não espremer cravos e espinhas, evitar a exposição solar e sempre utilizar filtro solar.
Dra Marília Linné Netto