Toxina Botulínica
O que é?
A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria clostridium botulinum que bloqueia os sinais nervosos do cérebro para o músculo, causando paralisia na região onde foi aplicada. Sem o sinal, o músculo não é capaz de se contrair e, com isso, o resultado é a diminuição de rugas e linhas de expressão.
Como age a toxina botulínica?
Ao ser aplicada, a toxina botulínica se conecta aos receptores neuromusculares que impedem a transmissão dos impulsos nervosos, relaxando a musculatura desejada. Com isso, há diminuição das linhas de expressão e das rugas dinâmicas, deixando a pele com um aspecto rejuvenescido.
Quais as indicações?
Todas as pessoas que queiram amenizar as linhas de expressão e rugas podem se beneficiar da aplicação de toxina botulínica. Além disso, esse tratamento também é indicado para prevenir a formação de novas rugas. Vale ressaltar que existem alguns músculos que não podem ser tratados com toxina botulínica, uma vez que realizam funções importantes na expressão facial e podem comprometer o resultado natural desejado.
Outras indicações da toxina botulínica são:
- Tratamento de hiperidrose (suor excessivo);
- Bruxismo;
- Sequela de paralisia facial;
- Sorriso gengival.
Como é feita a aplicação?
Após a aplicação de creme anestésico a toxina botulínica é aplicada em áreas estratégicas para tratar as linhas de expressão e as rugas dinâmicas. O procedimento é minimamente invasivo, praticamente indolor e realizado dentro do consultório dermatológico.
Os resultados começam a ficar visíveis após 1 semana, atingindo seu pico em 15 dias. A duração é de 3 a 6 meses, dependendo das características de cada paciente, da área tratada e da quantidade aplicada.
Quais os benefícios?
Um dos maiores benefícios da toxina botulínica é que, ao impedir que o rosto faça expressões repetitivas, a formação de rugas e linhas é inibida.
Quais as orientações após a aplicação?
De modo geral, pacientes podem retornar ao trabalho e à maioria das atividades imediatamente após o tratamento. Entretanto algumas recomendações são necessárias, tais como:
- Não esfregar ou pressionar a área de tratamento por 12 horas;
- Não se deitar por três a quatro horas;
- Evitar esforço físico por 24 horas.
Dra Marília Linné Netto